Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

O julgamento da ADPF 272 e a natureza jurídica do Tribunal de Contas do Município de São Paulo

há 3 anos

Em 25/04/21, por unanimidade, o plenário do STF decidiu pela ausência de omissão legislativa da Câmara de Vereadores e do Tribunal de Contas do Município de São Paulo em instituir e regulamentar o funcionamento do Ministério Público junto à corte municipal de contas. A relatora, ministra Carmen Lúcia, considerou em seu voto que, em razão da singularidade do Tribunal de Contas Municipal de São Paulo, não há o que se falar em simetria com os tribunais de contas das esferas federal e estadual, já que não há um Judiciário municipal e nem um Ministério Público municipal. Assim, não há como se cogitar criar um Ministério Público municipal próprio para o Tribunal de Contas local, que deve, contudo, ser dotado de um corpo técnico de apoio aos conselheiros de contas municipais.

Fonte: ADPF 272

#tribunaldecontas #municipiodesaopaulo #adpf272 #municipios #adppf #STF


  • Sobre o autorEspecialista em Direito Administrativo e em Gestão Pública Municipal
  • Publicações39
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações21
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-julgamento-da-adpf-272-e-a-natureza-juridica-do-tribunal-de-contas-do-municipio-de-sao-paulo/1198254466

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)